Marcelo Kayath, nascido em Belém do Pará em 1964 e criado no Rio de Janeiro, é um dos violonistas clássicos mais impressionantes do país, com uma história igualmente interessante. Começou a estudar música por insistência de sua mãe, pianista. Não gostava de piano, e por ser fã dos Beatles pediu à mãe uma guitarra - em vez disso ela lhe comprou um violão. Segundo ele, começou a estudar violão tarde: aos doze anos. Estudou com os melhores professores do Rio, entre os quais o mundialmente conhecido Turíbio Santos. Durante o tempo que estudou violão, conheceu figuras como Sérgio Abreu, ex-integrante do Duo Abreu, hoje famoso luthier. Por se sentir tão inferior tecnicamente às pessoas que ele conhecia, adotou um nível de exigência altíssimo consigo mesmo, e começou a estudar fanaticamente. Aos 16 anos, após apenas quatro anos de estudo de violão clássico, venceu o concurso internacional de violão Villa-Lobos, que acontecia no Rio. Foi quando Turíbio sugeriu que ele fosse para fora do país. Trancou a faculdade de Engenharia, e estudou durante um ano com a meta clara de passar nos concursos internacionais. No mesmo ano, venceu os concursos da Rádio de Paris e de Toronto, feito nunca antes alcançado.
A partir daí começou sua carreira internacional nas salas de concerto e no estúdio. Aí também ele decidiu tirar o máximo de proveito da situação: em sua brevíssima carreira, que abrangeu apenas a segunda metade da década de 80, gravou seis discos (quatro deles no intervalo de quinze meses) e viajou o mundo inteiro, adquirindo uma técnica e uma musicalidade que pareciam vir de outro mundo. Mas tão abruptamente quanto ele se jogou nessa carreira, Kayath desistiu dela. A rotina estressante de um concertista, estudando em quartos de hotel, tratando com agentes e empresários e no fim das contas mexendo tão pouco com música, acabou afugentando Marcelo. Alguns anos depois, se tornara o Co-CEO do Credit Suisse.
Sua carreira rápida e intensa deixou uma marca profunda na música clássica brasileira, mas hoje poucos o conhecem. Kayath faz parte de um grupo de violonistas quase em extinção que pensa no violão como uma "pequena orquestra", com uma variedade enorme de timbres e possibilidades a serem exploradas - e não como um piano, em que cada nota só tem um timbre, preciso e imponente. Na contramão da tendência de sons de violão cada vez mais precisos, enxutos e secos, Kayath nos trouxe um legado cheio de sentimento, expressão, nuances e colorido. (Leia mais aqui sobre a concepção do som do violão de Marcelo Kayath)
Esses dois discos são coleções de música de violão latino-americana. O primeiro volume traz de João Pernambuco a Astor Piazzolla, enquanto o segundo volume foca no mexicano Manuel María Ponce e no paraguaio Agustín Barrios, dois dos principais compositores de violão do final do período romântico.
Guitar Classics from Latin America Vol. 01
Tracklist:
01 - M. M. Ponce - Valse
02 - Astor Piazzolla - La Muerte del Ángel
03 - Agustín Barrios - Vals op. 8, no 3
04 - Agustín Barrios - Choro da Saudade
05 - Agustín Barrios - Julia Florida
06 - Antonio Lauro - Vals Venezolano no. 2
07 - Antonio Lauro - El Negrito
08 - Antonio Lauro - El Marabino
09 - Leo Brouwer - Canción de Cuna
10 - Leo Brouwer - Ojos Brujos
11 - João Pernambuco - Sons de Carrilhões
12 - João Pernambuco - Interrogando
13 - Dilermando Reis - Se Ela Perguntar
14 - João Pernambuco - Sonho de Magia
15 - Heitor Villa-Lobos - Prelúdio no 1 em mi menor
16 - Heitor Villa-Lobos - Prelúdio no 2 em mi maior
17 - Heitor Villa-Lobos - Prelúdio no 3 em lá menor
18 - Heitor Villa-Lobos - Prelúdio no 4 em mi menor
19 - Heitor Villa-Lobos - Prelúdio no 5 em ré maior
Clique na capa do álbum pra baixar
Guitar Classics from Latin America Vol. 02
Tracklist:
01 - Agustín Barrios - Mazurka Apassionata
02 - Agustín Barrios - Danza Paraguaya
03 - Agustín Barrios - Tango no 2
04 - Agustín Barrios - Confesión-Romanza
05 - Agustín Barrios - La Catedral: Prelúdio
06 - Agustín Barrios - La Catedral: Andante Religioso
07 - Agustín Barrios - La Catedral: Allegro
08 - Agustín Barrios - Study in b minor
09 - Agustín Barrios - Study in A "Las Abajas"
10 - Agustín Barrios - Tremelo - Una Limosna por el Amor de Diós
11 - M. M. Ponce - Preambulo & Allegro
12 - M. M. Ponce - Gavotte
13 - M. M. Ponce - Suite in a minor: Preludio
14 - M. M. Ponce - Suite in a minor: Allemande
15 - M. M. Ponce - Suite in a minor: Sarabande
16 - M. M. Ponce - Suite in a minor: Gavotte
17 - M. M. Ponce - Suite in a minor: Gigue
18 - M. M. Ponce - Balletto
19 - M. M. Ponce - Mazurka
Clique na capa do álbum pra baixar
Só uma observação: O Marcelo Kayath não é do Rio de Janeiro, ele nasceu em Belém e foi para o Rio quando criança.
ResponderExcluir