terça-feira, 6 de setembro de 2011

Música de Parahyba [2011]



Historicamente, na Paraíba, a intervalos regulares aparecem coletâneas que fazem uma pequena amostra do que vem sendo produzido no estado. A primeira delas saiu em 1982, a Música da Paraíba: Hoje, um disco duplo que continha gravações de nomes como Chico César, Jarbas Mariz ou Pedro Osmar. Essa primeira coletânea continha principalmente forrós e ritmos regionais acústicos, uma seleção bem homogênea de músicas - é bem verdade que havia muito mais sendo feito pelo estado, mas os artistas da Música da Paraíba: Hoje foram os primeiros a se organizar com o objetivo comum de divulgar a própria arte e a de seus colegas.

Esse núcleo primordial viria a se tornar o Musiclube da Paraíba, uma das principais organizações artísticas do estado. Em 1997, lançam outra coletânea. As técnicas de gravação e a tecnologia disponível eram muito superiores às da época da primeira coletânea, e o resultado é muito mais heterogêneo, com instrumentações bem diferentes e até com uma peça de música eletrônica de Paulo Ró. E o comecinho do século XXI viu os três volumes do Cantata Popular, quando o Musiclube já não existia mais. Mas o senso de união dos artistas paraibanos crescia cada vez mais, e pela primeira vez aparecem juntos sambas, forrós, rocks e raps.

Esse ano vê o nascimento de outra coletânea, para atualizar os arquivos. Dessa vez, o grupo por trás do trabalho é o Fórum de Música de João Pessoa, um grupo parecido com o Musiclube no seu objetivo. O CD traz desde uma boa amostra do incipiente movimento auto-intitulado Movimento Varadouro, que já tem uma variedade musical enorme em si mesmo, e ainda músicas de artistas periféricos, pouco conhecidos mas que têm um trabalho tão consistente quanto os mais famosos. Uma excelente coletânea para quem quer começar a entender o que é a Paraíba musicalmente hoje em dia - mas sabendo que esse CD é só a superfície da coisa.

Tracklist:

01 - Abiarap - Bom Viajar
02 - Ubella Preta - Savana Grossman, o Velho
03 - Madalena Moog - Ela Só Gosta é de Carnaval
04 - Nublado - No Ar
05 - Febuk - Queimação
06 - Círculo de Tambores - Degue Dedegue Dá
07 - Baluarte - Cordas
08 - Pablo Scobá - Um Brinde
09 - Cerva Grátis - O Castigo
10 - Tribo Éthnos - Kworo Kango
11 - Zé Viola Progressive Band - A Diferença Entre o Igual e o Diferente
12 - Mr. Soh SDS - A Prova Tá Aqui
13 - Maracatu Nação Pé de Elefante - Evolução de Bateria
14 - Miss Ya Juste SDS - Sansão e Dalila
15 - Orquestra de Berimbaus - Aquele Que Sabe Tudo
16 - Alê da Guerra - Chii Lá Vem Ela
17 - Atitude Urbana - Sete Chaves
18 - Tribo Ras - Raízes Esquecidas
19 - General Frank e Preta Sam - Pode Chorar

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário