sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ubella Preta + Jaguaribe Carne - Em Tubos de Ensaio no Laboratório Experimental [2011]


Jaguaribe Carne
já teve um post aqui. Só pra relembrar: Jaguaribe Carne é muito mais do que uma banda. Surgiu em 1974 justamente no bairro de Jaguaribe, e tem funcionado como um front de guerrilha cultural, explorando todas as partes obscuras do mapa da música – é criminosamente pouco conhecida inclusive em sua cidade natal, o que é curioso vendo-se por exemplo seu CD de 2003, que conta com participações de Lenine, Zeca Baleiro, Lula Queiroga e tantos grandes nomes da música brasileira. Mas mesmo com público restrito, Jaguaribe Carne talvez ainda seja o grupo mais criativo e mais ousado da Paraíba.

Ubella Preta, por outro lado, é muito mais nova. Com cerca de dois anos de existência e apenas um EP lançado, a Ubella incorpora o lado mais moderno da música experimental instrumental, uma linhagem que incorpora desde os conterrâneos do Burro Morto até os artistas do noise extremo como o japonês Merzbow. Com influências tão diversas quanto o afrobeat e o krautrock, é até perigoso falar de influências na Ubella, que simplesmente não tem medo de experimentar nada. Uma prova disso é esse CD.

Num encontro histórico, os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró de Jaguaribe Carne se juntam à dupla de David Neves e Felipe Nicolau, acompanhados de CH Malves, baterista da banda pernambucana de neo-psicodelia Anjo Gabriel, e colocam a Paraíba no cenário da livre improvisação – campo quase inexplorado por essas partes. O resultado foram horas e horas de música editadas e separadas em duas faixas: Alfaiars e Espancamento no Juliano Moreira. Quem é de João Pessoa entende logo a referência ao Juliano Moreira, principal manicômio da cidade, e já dá pra sentir o drama. A primeira faixa tem 27 minutos, completamente instrumentais com apenas algumas intervenções vocais como tosses coletivas e a voz inconfundível de Pedro Osmar conversando com a música e com os músicos. A segunda faixa chega aos 40 minutos, e passa do meditativo ao cacofônico sem que você perceba a transição. Esse disco é basicamente o que você teria se James Joyce fosse músico e tivesse nascido no sertão.



Tracklist:

01 - Alfaiars
02 - Espancamento no Juliano Moreira

Clique na capa do álbum pra baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário