terça-feira, 26 de julho de 2011

Marco Pereira - Ritmos Brasileiros Para Violão [2007]


Marco Pereira é um violonista paulista de formação clássica, mas que é principalmente um músico da MPB. Foi premiado em dois dos principais concursos de violão clássico do mundo, o Francisco Tárrega e o Andrés Segovia – mas quase toda sua produção é voltada para a música popular: participou brevemente do Grupo D'Alma, trio de violões com influência jazzística que ficou conhecido nos anos 80, tocou ao lado de Wagner Tiso e Edu Lobo, arranjou o disco Gal de 1992 de Gal Costa e tem vários discos dedicados ao violão solo popular brasileiro.

Em 2007, lançou esse livro/CD didático com um compêndio, segundo o próprio autor "sem nenhum rigor acadêmico" com o objetivo de registrar a enorme variedade de ritmos brasileiros do violão como instrumento de acompanhamento da música popular. São setenta ritmos cobrindo o Brasil inteiro (e olhe que ainda fica muita coisa de fora), incluindo desde o maxixe até o samba-funk, passando pelo boi-do-maranhão e o maracatu rural, com partituras, cifras e pequenas notas históricas sobre cada ritmo – às vezes o ritmo original do violão, às vezes transcrições feitas a partir dos instrumentos de percussão de cada estilo, uma vez que o violão na música popular brasileira tem um papel quase que percussivo.

Nesse arquivo .rar, além das 70 faixas de exemplo de cada estilo (para demonstrar as sutilezas que a partitura não mostra), vem o livro em si, em .pdf. O arquivo não é muito bom, é um scan da xérox de uma xérox, e tem uma página da introdução faltando, mas todos os ritmos estão lá, legíveis, e é uma ferramenta didática preciosíssima para quem estuda violão popular.

Clique na capa do livro pra baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário