quarta-feira, 20 de julho de 2011

Carlos "Patato" Valdes - The Legend of Cuban Percussion [2000]


Muitas décadas atrás, existiu um tempo em que cubanos podiam ir e vir e que estadunidenses recebiam latino-americanos de braços abertos. Nesse tempo, latinos e americanos podiam fazer música juntos para se divertir, sem precisar ficar protestando contra o governo ou sem o resultado precisar parecer com Brujeria (nada contra Brujeria, muito pelo contrário). Um dos principais músicos dessa época foi Carlos Valdes, vulgo Patato.

Patato nasceu em Havana no final de 1926. Sua história com a conga começou nos carnavais de rua de sua cidade natal. Nos anos 40, já era um congueiro conhecido na capital cubana. Em 1954, muda-se para Nova Iorque – e causa uma sensação. Já no começo do ano seguinte faz sua primeira aparição num disco de jazz, o Afro-Cuban do trompetista Kenny Dorham, até hoje considerado uma de suas obras-primas. Na década anterior, quando Dizzy Gillespie conheceu o trompetista cubano Mario Bauzá e o congueiro Chano Pozo, começou a se formar a cena do jazz afro-cubano – Patato chegou em tempo oportuno. No começo dos anos 60, o gênero afro cubano clássico começou a sair de moda, mas Patato estava à frente. Tinha um senso de melodia e harmonia incomuns para um percussionista, e foi o primeiro a implementar os tensores que permitiam afinar as congas. Integrou a banda de Herbie Mann, tocou com Tito Puente, Art Blakey, Elvin Jones e até apareceu dando aula de mambo para Brigitte Bardot no filme que a fez famosa, E Deus Criou a Mulher. Além disso, ainda foi o responsável por criar uma cena musical de rumba nos Estados Unidos nos anos 60, ao gravar um disco com seu amigo de infância, Totíco.

Esse disco é um best of de dois projetos, de 1995 e 1996, os Ritmo y Candela 1 e 2, produzidos por Greg Landau. Foram shows para resgatar o já velhinho Patato, com uma line-up de músicos incríveis do mundo inteiro, tocando um jazz afro-cubano que em alguns momentos quase beira o avant-garde – o projeto rendeu uma nominação ao Grammy na recém formada categoria de Jazz Latino. O cd é toda uma grande festa cubana, e Patato mostra que mesmo depois de tantos anos ainda consegue segurar uma banda com propriedade.



Tracklist:

01 - San Francisco Tiene Su Propio Son
02 - Descarga en Faux
03 - Desde el Fondo del Río
04 - Luz
05 - Yo Tengo Ritmo
06 - Guloya Swing
07 - Oguerre
08 - Son de Patato
09 - Señor Blues/Mbuka Enoka
10 - Guajira en el Espacio
11 - Sangre de Africa
12 - Kora-Son

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário