quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tocaia da Paraíba - Botando Pra Quebrar [2005]


O segundo disco da cajazeirense Tocaia da Paraíba continua o trabalho preciosíssimo de seu primeiro disco (que você também encontra aqui): a simbiose muito bem orquestrada da música de raiz brasileira – especialmente nordestina – com o som funkeado e rockeado da globalização que se infiltrou na música dos anos 90, que gerou filhos em Belém, no Recife, em Fortaleza e em Cajazeiras com o Tocaia, representante paraibano dessa vertente junto com As Parêa e Cabruêra.

O disco é uma grande homenagem ao Nordeste como um todo, e a personagens individuais. A música Saóra, do baixista Naldinho Braga, é uma homenagem ao padeiro mais famoso de Cajazeiras, que alimentou a cidade inteira por anos com seu pão. Borracha, de Erivan Araújo, é uma homenagem ao homônimo boêmio e colecionador de fotografias da cidade. O grupo também faz releituras de músicas do maestro amazonense radicado na Paraíba Pedro Santos, que compôs a trilha sonora de Menino de Engenho de Walter Lima Jr., de onde saiu a música Zefa Cajá, que em 2005 ganhou guitarras com wah-wah.

E pra quem quiser comprar o CD, com caixinha e encarte (com design feito por Vant Vaz, da Tribo Éthnos), podem entrar em contato com Naldinho Braga, que disse que fazia até por cinco reais pra estudante. O e-mail dele para contato é naldinhobraga@yahoo.com.br – o contato também vale pra quem quiser comprar o CD do próprio Naldinho.

Tracklist:

01 - Desafio
02 - Zé Cutia
03 - Saóra
04 - E por falar em saudade...
05 - Tabajara
06 - Duas Gatas
07 - Farol
08 - João Grilo
09 - Tambores Silenciosos
10 - Mei de Fêra
11 - Zefa Cajá
12 - Náufragos
13 - Canção de Serviço
14 - Borracha
15 - Desafio

Clique na capa do álbum pra baixar

Um comentário: