quinta-feira, 2 de junho de 2011

Maracatu Vigna Vulgaris - O Regional Pelo Universal e o Universal pelo Regional [2008]


A Maracatu Vigna Vulgaris nasceu em 2003, em Fortaleza. É uma daquelas bandas pós-manguebit, misturando maracatu cearense com rock, reisado com rap, com uma propriedade e refinamento invejáveis. E por que uma banda de música de raiz cearense tem um nome em latim? Explico: o nome científico do nosso querido feijão verde (ou feijão de corda) é Vigna unguiculata, do qual o Ceará é um dos principais produtores. Já o nome do feijão carioca (ou mulatinho), popular no resto do Brasil inteiro, é Phaseolus vulgaris. O nome da banda e sua proposta é essa simbiose: o regional pelo universal e o universal pelo regional.

Começaram a carreira tocando em eventos da UFC, e foi aos poucos que foram ganhando visibilidade, ganhando concursos e prêmios. Foi só em 2008 que lançaram seu primeiro CD, com composições próprias e também do compositor Pingo de Fortaleza, um dos principais nomes do maracatu cearense. Completam o ciclo das manifestações folclóricas urbanas do Norte/Nordeste, junto a Chico Sciene & Nação Zumbi em Pernambuco, o Tocaia na Paraíba ou o Coletivo Rádio Cipó no Pará.

Segue o clipe de Açaizeiro Popular, gravado num 20 de novembro, dia da consciência negra:



Tracklist:

01 - Açaizeiro Popular
02 - Afroporinbras ou Prelúdio do Renascimento
03 - Baião Rock do Preto Velho
04 - Beato José Lourenço
05 - Besouro de Madagascar
06 - Dia de Festa
07 - Filhos do Caldeirão
08 - Guaramiranga ou Gen da Segregação
09 - Maculelê
10 - Maracatu Estandarte
11 - Maracatu Vigna Vulgaris ou Corda de Mulatinho
12 - Siri-Ará

Clique na capa do álbum pra baixar

Um comentário:

  1. CARO AMIGO Matteo este vigna esta corrompindo tentei diversas vezes e nada quando desocmpacto so tem uma na pasta.. abraços

    ResponderExcluir