quinta-feira, 23 de junho de 2011

Laver Bariu - Tirana [????]


Dentre as formas de música folclórica balcânica, pouco se fala sobre a música albanesa. Pode-se dividir a o povo albanês em dois grupos principais: os Tosks, ao sul, e os Ghegs ao norte – é uma fronteira lingüística, geográfica e cultural. A música do norte é conhecida por seus épicos, temática bélica e mais rudimentar, enquanto a do sul tende a ser mais suave. Uma das características marcantes da música do sul é a polifonia vocal, que usa um tipo de canto harmônico parecido com o do povo de Tuva, na Mongólia. O centro de inovação musical folclórica da Albânia é a cidade de Permët, no extremo sul, lar da família Lela de Permët, uma das mais famosas dinastias musicais do país.

Também de Permët é Laver Bariu. Filho de Bari Nurka, um cantor e tocador de llautë (uma espécie de alaúde) local, desde cedo Laver demonstrou interesse pela música – no começo queria tocar gajde, uma versão folclórica da gaita de foles, mas seu pai começou a instruí-lo a tocar llautë, e Laver inclusive começou a fabricar seus próprios instrumentos. Durante a Segunda Guerra, Laver conheceu um clarinetista grego refugiado que o chamou para tocar percussão em seu grupo. Depois o próprio Laver fugiria por causa da guerra, e foi parar na cidade de Korçë, um grande centro cultural da época. Lá se juntou a vários grupos, inclusive ao do clarinetista Vangjel Leskoviku, tocando llautë. Vangjel aumentou seu interesse pelo clarinete, e lhe ensinou várias canções. Voltou a Përmet em 1944 e montou seu próprio grupo, que permaneceu ativo durante seis décadas, e gravou diversas vezes para a Radio Tirana, da capital do país.

Eu suponho que esse disco deve ser de alguma das sessões para a Radio Tirana, mas não tenho certeza, nem encontrei nenhuma informação sobre o disco. O registro mais famoso de Laver Bariu no ocidente é o Songs from the City of Roses, de 1996 – o do post de hoje é de circulação bem menor. É uma raridade da música folclórica balcânica, ótimo para quem gosta de música grega, mediterrânea ou leste-européia em geral.



Tracklist:

01 - Dirge
02 - Dance from Dropoli
03 - I Went Down the Fields
04 - Berace Dance
05 - I'll Take my Rifle
06 - Gaida Dance
07 - Girl of the Waves
08 - Dance of Marika
09 - Mother, go tell Yanni
10 - The Bride's Dance
11 - The Muleteer
12 - Osman-Taka
13 - Devoli

Clique na foto de Laver Bariu pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário