segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sonic Arts Union - Electric Sound [1972]


A Sonic Arts Union surgiu em 1966, fundado por quatro compositores americanos: Robert Ashley, David Behrman, Alvin Lucier e Gordon Mumma. O precursor desse grupo foi o grupo ONCE da Universidade de Michigan, que atuou desde o final dos anos 50 até a primeira metade dos anos 60, e foi responsável pela realização do ONCE Festival entre 1961 e 1966. O festival era dedicado às formas mais modernas de experimentação sonora eletrônica e multimídia, e foi terreno fértil para os compositores de lá extravasarem sua curiosidade. Entre os organizadores do festival, estavam Robert Ashley e Gordon Mumma. Na época, John Cage e David Tudor estavam em turnê experimentando suas composições eletrônicas ao vivo, com circuitos eletrônicos feitos à mão e manipulados em tempo real. Isso inspirou Ashley e Mumma a criarem seu próprio grupo, e daí surgiu a Sonic Arts Union, que permaneceu em atividade por dez anos, até 1976.

Este LP contém quatro composições muito diferentes entre si, cada uma por um dos compositores do grupo. A primeira, Vespers, de Alvin Lucier, foi feita para ser tocada no escuro. É uma homenagem aos animais como os golfinhos e os morcegos que se locomovem através de um sistema de sonar, e se localizam tridimensionalmente de acordo com os ecos produzidos pelos cliques. Cada um dos executantes carrega um aparelho de sonar, e a peça se constitui nos músicos passeando pela sala na escuridão, descobrindo as possibilidades tridimensionais de som, textura e eco do ambiente.

A segunda música, Purposeful Lady Slow Afternoon, de Robert Ashley, é a abertura de uma peça de teatro para vozes amplificadas e fita magnética escrita pelo próprio Ashley. A peça é uma lenta narrativa em primeira pessoa de uma mulher relatando um estupro que sofreu, e um barulho eletrônico e cantoras sopranos no fundo deixam a atmosfera ainda mais pesada.

A próxima faixa, Runthrough, de David Berhman, não tem partitura. Três ou quatro pessoas improvisam em um circuito eletrônico caseiro feito pelo próprio compositor, operado por botões e interruptores. Por isso, qualquer pessoa com qualquer tipo de treinamento musical (inclusive nenhum treinamento) pode executar a peça.

O disco fecha com Hornpipe, de Gordon Mumma, uma peça para trompa expandida. O intérprete usa uma pequena caixa de metal com circuitos cibersônicos que interagem e modificam o som da trompa de diversas maneiras. A um certo ponto, a peça se torna um dueto entre o trompista e o aparelho eletrônico, que não pode ser diretamente controlado.

De quebra, junto com o disco, vocês baixam um arquivo .txt com informações detalhadas sobre cada peça e uma pequena biografia dos compositores, e um .pdf de 20 páginas com um pequeno curso introdutório (em português) de computação aplicada à musica.

E como se não bastasse, esse vídeo mostrando uma das peças de Alvin Lucier, de 1965, que ilustra muito bem o entusiasmo da época com as mais novas tecnologias eletrônicas. Na "Music for Solo Performer", num clipe de onze minutos de uma atmosfera quase surreal, Alvin se pluga em circuitos que amplificam suas ondas cerebrais... Pra você ver.



Tracklist:

01 - Vespers
02 - Purposeful Lady Slow Afternoon
03 - Runthrough
04 - Hornpipe

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário