domingo, 17 de abril de 2011

João Cassiano - Nômade Riddim [2009 - 2010]


Hoje vai um post triplo e com bônus:

João Cassiano é um percussionista daqueles que não fica parado mesmo quando não está tocando. Talvez seja mais conhecido pelo seu trabalho com a ChicoCorrea & Electronic Band desde o começo dos anos 2000, mas isso é apenas uma parte de seu trabalho. Atualmente, além de acompanhar ChicoCorrea, também se juntou ao DJ Guirraiz e Fabrício no projeto de música eletrônica e discotecagem regional Real Futuro Antigo, e à dançarina e coreógrafa Kilma Farias na Cia. Lunay de pesquisa de danças exóticas e afrobrasileiras, desenvolvendo trilhas sonoras eletrônicas. Também desenvolve um podcast de material relacionado a electrojazz e músicas experimentais do tipo, o Estética do Terceiro Mundo.

E é nessa vibe de trilhas sonoras eletrônicas que está o seu projeto Nômade Riddim. Até agora foram lançados três volumes de faixas eletrônicas experimentais que compõem a setlist de suas apresentações - dubs, riddims, drum n basses, downtempos com samples de música nordestina, árabe e tudo o que há de exótico, criando uma atmosfera cyberpunk de um terceiro mundo futurista e antigo ao mesmo tempo. Seguem os três volumes:

Nômade Riddim Vol. 01:


Tracklist:

01 - Estética do Terceiro Mundo Riddim
02 - Atlantis Riddim
03 - Chuva de Estrelas Dub
04 - Lapada Riddim
05 - Maquinaria Riddim
06 - Alamut Dub
07 - Partidolowtech
08 - Bambuzal

Nômade Riddim Vol. 02:

Tracklist:

01 - New Mangabeira
02 - Ragga Sueño
03 - Scoop
04 - Tisma
05 - Derviche Dub
06 - Povo Azul
07 - Gameboy Riddim
08 - Mercado Central Riddim

Nômade Riddim Vol. 03:
Tracklist:

01 - Nanosanfona
02 - Ragga 2020
03 - Tapuia Riddim
04 - Sudaka Riddim
05 - Vácuo Dub
06 - Darabuka Dub
07 - Dancehall Árabe
08 - Tinaja Dub

E agora o bônus: na quarta-feira santa, dia 20 de abril, no Espaço Mundo, será possível assistir a isso tudo ao vivo. Será a sétima edição do Ciclo das Quartas, projeto idealizado em 2010 por ChicoCorrea e sua trupe de músicos experimentadores (entre os quais o próprio João Cassiano). Alguns nomes que já passaram pelos palcos do ciclo são o compositor Didier Guigue, o eletroembolador Totonho, o psicotrio Ubella Preta, o baterista americano Gregg Mervine e a pianista do Alaska Halley Kallenberg. Essa semana, a ChicoCorrea & Electronic Band se apresenta com Arthur Pessoa, vocalista da Cabruêra, e com Baixinho do Pandeiro, o eterno ícone do centro histórico pessoense – logo em seguida Cassiano se apresenta com seu Nômade Riddim. São só seis reais, e bem gastos.

Vai um teaser de Cassiano apresentando o Nômade Riddim no terceiro Ciclo das Quartas, no dia 26 de janeiro desse ano:


Ah, e clique na capa dos álbuns pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário