quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bonga Kwenda, Jó Maká & Tião Perazzo - Racines / De L'Angola au Brésil [1978]





Bonga Kwenda foi recentemente o tema de uma postagem por aqui. Agora trago um disco que deixa esse mestre angolano mais perto da gente. Nesse post eu falei sobre como as raízes do semba angolano e do samba angolano se misturavam. Esse disco explora com uma sensibilidade impressionante o que existe de diferente e de similar entre a música angolana e a brasileira. Para essa jornada, o angolano Bonga Kwenda se junta ao saxofonista guineense Jó Maká e ao violonista brasileiro "Tião" Rocha Perazzo


O disco é uma jornada apaixonada pela música de raiz africana dos dois lados do oceano atlântico. Do lado a sembas magistrais, encontramos jams capoeirísticas e até o clássico do forró "Pisa na Fulô". O disco não tem pretensões etnomusicológicas muito elaboradas, mas está recheado do sentimento pan-africano que varreu a música de raiz africana entre os anos 70 e 80 (aquele sentimento expresso em Africa Unite de Bob Marley), e adicionou o Brasil à luta - quando de maneira geral nosso país esteve ligado a esse movimento de maneira apenas marginal.


Tracklist:


01 - Ilia
02 - Ramedi Djá Tem
03 - Mochorinho Codé
04 - No Speed Limit
05 - Pisa na Fulô
06 - Homenagem ao Fogo Negro
07 - Dois Poemas Irmãos
08 - Rebita
09 - Capoeira
10 - Kiosque


Clique na capa do álbum pra baixar.

3 comentários:

  1. Great! I had this album on audio cassette many years and I love it! It is not available as a CD. Wonderful to hear it again! Thanks a lot!

    ResponderExcluir