terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sektor Gaza - Sektor Gaza [1989]


É possível que atualmente a banda punk russa mais conhecida mundialmente seja Pussy Riot, o grupo feminista que foi preso recentemente por fazer uma "oração punk" dentro de uma igreja de Moscou. Mas talvez a banda punk mais conhecida dentro da russa seja a já extinta Sektor Gaza. Essa banda surgiu em 1987, na cidade de Voronež, perto da fronteira com a Ucrânia, liderada pelo cantor e guitarrista Yuri Klinskikh.

Musicalmente, Sektor Gaza tem o punk como base, mas se ramifica pra onde for preciso para  passar a mensagem, do rap à música folclórica russa. Mas é nas letras que todo o espírito punk realmente transparece. De pesadas críticas ao governo, à sociedade industrial (o nome da banda não tem nada a ver com a faixa de Gaza no Oriente Médio: significa "setor de gás", e é o nome com que os habitantes de Voronež chamam uma parte da cidade com um índice altíssimo de contaminação industrial), até letras explicitamente obscenas contribuiram para que mesmo no auge de sua popularidade a banda tivesse quase nenhum reconhecimento oficial da mídia russa.

A banda terminou em 2000, quando Yuri Klinskikh morreu de um ataque cardíaco repentino pouco antes de gravar um clipe para a banda.



Tracklist:

01 - Sektor Gaza [Setor de Gás]
02 - Angel Seksa [Anjo do Sexo]
03 - Avto-Mat [Metralhadora]
04 - Ja Močilsja v Noč'! [Eu Estava Mijando de Noite!]
05 - Estradnaja Pesnja [Canção de Variedade]
06 - Abort Ili Rody [Aborto ou Nascimento]
07 - Samogonščki [Fazedores de Luar]
08 - Spokojnoj Noči, Malyši [Boa Noite, Crianças]
09 - Ja - Mraz' [Eu - Otário]
10 - Sumasšedšij Trup [Cadáver Louco]
11 - Podkup [Propina]
12 - Duraki [Tolos]
13 - Vojna [Guerra]

Clique na capa do álbum pra baixar.

Um comentário:

  1. fiquei muito triste quando soube (há 10 min) que o vocalista morreu...
    era uma das melhores bandas que já vi!

    ResponderExcluir