segunda-feira, 12 de março de 2012

Sambanzo - Etiópia


O primeiro filme alemão a juntar imagem e som foi um documentário experimental feito em 1929, chamado Melodia do Mundo. O filme de quase cinqüenta minutos não segue um roteiro linear, não tem narração, e consiste em uma colagem de cenas gravadas no mundo inteiro representando momentos do cotidiano: senhoras européias ajeitando seus cabelos em salões de beleza dão lugar a mulheres chinesas fazendo penteados tradicionais intrincados e marinheiros escalando mastros de navios transatlânticos dão lugar a rapazes de comunidades praieiras escalando coqueiros. A mensagem por trás dessas cenas sobrepostas é clara: as pessoas do mundo inteiro podem parecer diferentes no exterior, mas alguma coisa na essência une todos os povos.

Sambanzo: Etiópia, é a Melodia do Mundo. O projeto foi idealizado pelo saxofonista Thiago França, e executado por mais quatro músicos que estão entre os mais prolíficos de São Paulo nos últimos anos: o violonista, guitarrista, cantor e compositor Kiko Dinucci, o baixista e produtor Marcelo Cabral, o percussionista Samba Sam e o baterista Wellington Moreira "Pimpa". Esses músicos estão intimamente ligados à linha de frente da música paulista atual, acompanhando e produzindo, em diversos momentos, artistas como Criolo, Romulo Fróes, Céu, Lurdez da Luz, Instituto, Gui Amabis e tantos outros, além de desenvolverem seus próprios projetos. A maior parte desses projetos se dedica à exploração das possibilidades da música popular brasileira de raiz, muitas vezes chegando até a África colonial nessa expedição. O Sambanzo não é muito diferente, mas aborda o tema de maneira diferente. Pra começar, o disco é instrumental - quem canta é o sax de Thiago França. E agora a África não é apenas a África colonial distante, dos cantos de escravos: é a África contemporânea, modernizada, contestadora, a África de Fela Kuti e seu exército de saxofonistas, a África "que a gente idealizou como a meca do suingue", nas palavras de Thiago.

E como se fossem cenas de um filme, um tema africano dá lugar sutilmente a uma melodia oriental, um ponto de umbanda dá lugar a um groove caribenho, uma levada de reggae se transforma numa guitarrada. Antes dos créditos finais, a mensagem do disco fica clara: a Etiópia pode parecer um lugar muito diferente de São Paulo, mas alguma coisa, na essência, como se fosse uma melodia do mundo, une todos os povos.

***

O disco foi disponibilizado para download pelo próprio Thiago França no blog http://sambanzo.blogspot.com/ , e se encoraja que todos façam o mesmo. O único favor que se pediu é que quem quiser disseminar o disco pela internet use o mesmo link que ele criou, para garantir a qualidade de 320kbps dos arquivos mp3 e para que ele saiba quantas pessoas baixaram o disco. O link você encontra aqui ou clicando na capa do álbum no começo do post.


Tracklist:


01 - O Sino da Igrejinha
02 - Xangô
03 - Tilanguero
04 - Capadócia
05 - Xangô da Capadócia
06 - Etiópia
07 - Risca-Faca

Clique na capa do álbum pra baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário