terça-feira, 8 de novembro de 2011

Romulo Fróes, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral - Passo Torto [2011]


O Passo Torto, junto com o Metá Metá e o disco do MarginalS, é mais uma colaboração entre figuras chave de uma das cenas mais interessantes musicalmente de São Paulo. Um núcleo de compositores e intérpretes com trabalhos individuais, fazendo o que a mídia já chamou de "a nova MPB", que têm cada vez mais se juntado para trabalhar juntos - cada combinação diferente desses artistas gera um resultado diferente. Esse disco é o mais recente desses, e traz quatro nomes: Romulo Fróes, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral.

Romulo Fróes talvez seja dos quatro o de mais visibilidade - tem quatro discos solo, num trabalho que tem o samba como base. Ficou famoso também pelas suas entrevistas e opiniões sólidas, despertou comparações com Caetano e se tornou um ícone do que se começou a chamar de nova MPB.

Kiko Dinucci também é sambista, mas seu samba é bem diferente do de Romulo. A raiz africana está muito presente, e entre suas colaborações mais interessantes está Juçara Marçal, que participou do grupo de pesquisa de música folclórica nordestina A Barca. Esse ano, Kiko lançou o disco Metá Metá junto a Juçara Marçal e ao saxofonista Thiago França (que também toca na banda de Romulo Fróes).

Rodrigo Campos toca cavaquinho, lançou seu primeiro álbum em 2009 e no ano seguinte apareceu tocando Tempo de Amor junto a Céu, Curumin e Herbie Hancock no Imagine Project de Hancock.

Marcelo Cabral aparece no disco como baixista, arranjador e produtor. Junto a Thiago França e ao baterista Tony Gordin, Marcelo integra o trio MarginalS, fazendo música de livre improvisação. Mas os trabalhos mais conhecidos de Marcelo Cabral são provavelmente a produção de dois dos principais discos do novo rap nacional: o de Lurdez da Luz e o polêmico Nó na Orelha de Criolo, junto a Daniel Ganjaman.

Tracklist:

01 - A Música da Mulher Morta
02 - Da Vila Guilherme Até o Imirim
03 - Faria Lima Pra Cá
04 - É Mesmo Assim
05 - Cidadão
06 - Samuel
07 - Por Causa Dela
08 - Três Canções Segunda-Feira
09 - Sem Título Sem Amor
10 - Detalhe Azul
11 - Cavalieri

Clique na capa do álbum pra baixar

O álbum também está disponível para download gratuito no site oficial do projeto, com encarte, release e mais informações: http://passotorto.com.br/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário