domingo, 2 de outubro de 2011

Parahyba Art Ensemble - Ao Vivo - Festival MIMO 2011


Reunindo instrumentistas de diferentes bagagens e nacionalidades que se encontraram na Paraíba, vos apresento um concerto com influências do jazz, da música eletroacústica e, claro, da música nordestina. Surpresas visuais vão criar o ambiente que alimenta os rumos sonoros do coletivo. O ensemble é formado pelo baterista americano Gregg Mervine, o multi-instrumentista belga Henry Krutzen, o francês Didier Guigue nos sintetizadores e flauta baixo, o DJ Guirraiz, o trompetista alemão Burgo, o baixista Mateus Alves e o VJ Spencer. Solicitamos que sejam desligados os aparelhos celulares e desejamos a todos um ótimo concerto. E agora, com vocês, Parahyba Art Ensemble!
Apresentação da banda no início do CD

No último post, falei do MarginalS, um trio paulista que se dedica à livre improvisação. Do outro lado do país, em terras paraibanas, o Parahyba Art Ensemble também se dedica a essa prática. O MarginalS é a livre improvisação "de rua", sem nenhum vínculo com a academia ou com as teorizações sobre o gênero. Já o Parahyba Art Ensemble junta as duas coisas: entre seus integrantes há desde professores da Universidade Federal da Paraíba até DJs.

Além dos músicos citados na apresentação, o Ensemble conta também com Esmeraldo Marques, o ChicoCorrea, que reuniu o grupo pela primeira vez em 2010, para uma apresentação no Festival Mundo. A apresentação durou cerca de quarenta minutos (foram duas improvisações que duraram mais ou menos vinte minutos cada), e seguiu um pouco nos moldes de projetos precursores, como o extinto Volante Filipéia, que era um coletivo de discotecagem e videotecagem (que também incluía Esmeraldo), ou algumas apresentações da Burro Morto. A experiência da banda não se limita ao auditivo - e aí vocês baixando esse CD vão sair perdendo -, mas também há um VJ improvisando superposições de imagens, que são projetadas em cima da banda. Mas ao mesmo tempo o Ensemble traz algo de novo ao cenário ao popularizar a livre improvisação e trazer uma espécie de big band de jazz eletrônico. Ornette Coleman aprovaria.


Tracklist:

01 - Improv 1
02 - Improv 2
03 - Improv 3
04 - Improv 4
05 - Improv 5
06 - Improv 6

Clique na capa do álbum pra baixar

Baixe também aqui dois artigos acadêmicos do músico Cesar Villavicencio sobre livre improvisação: "A Retórica do Silêncio" e "The Discourse of Free Improvisation" (este último em inglês).

E acesse http://freeformfreejazz.blogspot.com/ para mais informações, discos, vídeos e resenhas sobre livre improvisação e free jazz

Um comentário:

  1. e nao custa lembrar de dar uma curtida na nossa página do facebook!

    https://www.facebook.com/pages/Parahyba-Art-Ensemble/200964166635788

    ResponderExcluir