sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os Carioquinhas - Os Carioquinhas no Choro [1977]


Os Carioquinhas já seria um grupo historicamente importante para a música brasileira só pelo fato de ter sido o primeiro grupo do qual participou Raphael Rabello, um dos violonistas mais geniais do Brasil dos últimos tempos. Os Carioquinhas se juntaram pela primeira vez em 1975, por idéia dos irmãos Raphael e Luciana Rabello: ele com 12 anos e ela com 14. Os únicos da idade deles que gostavam de chorinho. Depois de muito tempo procurando, encontraram os nomes que faltavam e completaram o grupo, que também contou com Maurício Carrilho e Celso do Pandeiro.

Embora fosse basicamente um grupo de adolescentes, Os Carioquinhas impressionavam todo mundo e até faziam os mais velhos chorar. Em 1976, já encontraram emprego, e fizeram seu primeiro show na quadra da Mangueira. A partir daí, choveram convites de gravadoras. Mas em plena década de 1970, um monte de criança tocando choro não era exatamente o que as pessoas procuravam - a maior parte dos contratos queriam que eles tocassem rock em ritmo de choro. No final aceitaram o convite da Som Livre, que os deixou escolher seu próprio repertório. O resultado foi essa pérola do choro brasileiro, que pra quem escuta poderia muito bem ter sido tocada pelos chorões mais experientes do bairro.

O grupo acabou em 1978, no meio das brigas entre os meninos. Joel Nascimento chamou a base do grupo (inclusive os dois irmãos) para tocar um arranjo de uma suite de bandolim que tinha pedido ao maestro Radamés Gnattali, que no começo achou que não ia dar certo. No final, o maestro se emocionou e acabou querendo tocar com o novo grupo, que foi batizado de Camerata Carioca. A partir daí, começou uma relação estreita entre Radamés e Raphael, que foi indispensável para a formação do violonista, que virou quem virou.

Abaixo, trecho de entrevista de Raphael no Jô Soares, em que ele menciona Os Carioquinhas:


Tracklist:

01 - Gadu Namorando
02 - Carolina
03 - Fala Clari
04 - Santa Morena
05 - Assim Mesmo
06 - Ansiedade
07 - Os Carioquinhas no Choro
08 - Não Gostei dos Seus Modos
09 - Flausina
10 - Intrigas no Boteco do Padilha
11 - Chora Bandolim
12 - Minha Lágrima

Clique na capa do álbum pra baixar

Um comentário: