domingo, 15 de maio de 2011

Buraka Som Sistema - Black Diamond [2008]


É sempre um pouco difícil pras pessoas perceberem a evolução das manifestações populares de uma população. Se você não olha com uma certa perspectiva, o que é evolução (no sentido de continuidade, não implicando necessariamente melhora) pode parecer deturpação. É por isso que hoje se acha o funk carioca uma desgraça anti-musical, que o samba era visto com maus olhos, que a capoeira era proibida por lei, que a polifonia franco-flamenga do século XV era vista como pecado e que o forró de plástico arranca tantas caretas e atiça tantas brigas por aí.

Quando se fala de música africana, todo mundo pensa em guerreiros de ébano no pôr-do-sol da savana vestidos com peles de antílope dançando no chão empoeirado ao som de ritmos hipnotizantes percutidos em instrumentos de ferro e de madeira, em línguas perdidas no tempo: aquela idéia world music dos anos 80. É só adicionar toneladas de sintetizadores em cima disso que temos Paul Simon. E os africanos não têm cidades? Não têm centros urbanos mais desenvolvidos do que a metrópole média do Nordeste? Não tiveram acesso à tecnologia?

Tiveram! Os africanos são gente como eu e você, que têm acesso à música que se faz no resto do mundo, e não são simplesmente matéria prima de influências musicais. Eles criam seu próprio conteúdo remixado – em Angola, um dos gêneros mais populares é o kuduro. É a música eletrônica que faz a alegria das festas do povão angolano:



Buraka Som Sistema é uma banda de Portugal que popularizou o gênero na Europa. Fazem o que se passou a chamar de "kuduro progressivo". Black Diamond é seu disco mais recente, de 2008, que conta com a participação dos principais DJs de kuduro de Luanda, como o DJ Znobia e Puto Prata, pra não falar da faixa Aqui Pra Vocês, com colaboração da funkeira brasileira Deize Tigrona, que na época fez um tour na Europa e conheceu os portugueses do Buraka.

Esse post foi só pra vocês se familiarizarem com o kuduro, mais tarde vou postar algumas coisas de kuduro made in Angola. Enquanto isso, vamo todo mundo dançar!

Tracklist:

01 - Luanda/Lisboa (feat. DJ Znobia)
02 - Sound of Kuduro (feat M.I.A., DJ Znobia, Saborosa, Puto Prata)
03 - Aqui Para Vocês (feat. Deize Tigrona)
04 - Kalemba (Wegue Wegue) feat. Pongo Love
05 - Kurum
06 - IC19
07 - Tiroza (feat. Bruno M)
08 - General
09 - New Africas pt. 1
10 - New Africas pt. 2
11 - Beef
12 - Black Diamond (feat. Virus Syndicate)

Clique na capa do álbum pra baixar

Um comentário:

  1. É bom o som dos caras... =)) Tenho esse cd aqui em casa muit obom mesmo

    ResponderExcluir