segunda-feira, 21 de março de 2011

Les Flamboyants - Harmonice Musices Odhecaton [2001]


Uma pergunta comum é "de onde vem o nome desse blog?", e não há modo melhor de responder do que postando a resposta. O Harmonice Musices Odhecaton (Cem Músicas Polifônicas, também conhecido apenas como Odhecaton), publicado em 1501 em Veneza por Ottaviano Petrucci, foi o primeiro livro de partituras impresso usando tipos móveis. Do mesmo jeito que a imprensa possibilitou a publicação em larga escala da Bíblia e o surgimento de movimentos de Reforma, o surgimento de música impressa causou uma democratização musical quase comparável ao surgimento de arquivos mp3 e de blogs como esse. O Odhecaton possui 96 canções seculares, em sua maioria polifônicas, escritas no estilo dos compositores franceses e holandeses daquele tempo. Há obras de Josquin Desprez, Johannes Ockeghem, Jacob Obrecht, Alexander Agricola e muitos dos principais compositores da época.

Apesar de sua importância, há pouquíssimas gravações do Odhecaton. Talvez a mais conhecida seja a do grupo inglês de violas Fretwork, de 2002, inteiramente instrumental. Porém a primeira gravação foi a do grupo Les Flamboyants, que possui uma variedade maior de instrumentos da época. Vale ressaltar que no início do século XVI, a música ainda não era escrita para instrumentos específicos, podendo ser tocada por qualquer grupo de instrumentos que estivessem à disposição – no início se usavam instrumentos apenas para substituir cantores, quando não houvessem suficientes. Embora o Odhecaton seja expressamente instrumental, a gravação de Les Flamboyants acrescenta uma cantora em algumas músicas que em sua origem eram canções vocais.

E foi muito difícil achar esse disco e ajeitar ele bem direitinho pra vocês aqui, então baixem, escutem e se divirtam. Se quiserem, aqui tem um fac-simile da primeira edição do Odhecaton.

Tracklist:

01 - De tous biens playne à 4
02 - De tous biens à 3
03 - De tous bien playne / Canon Petrus & Joannes currunt in puncto à 4
04 - Jay pris amours à 4
05 - Jay pris amours / De tous biens à 4
06 - Hor oires une chanzon à 5
07 - Adieu mes amours à 4
08 - Hor oires une chanzon à 5
09 - Helas que il est a mon gre à 4
10 - Tandernaken à 3
11 - Amours, amours à 4
12 - La morra à 3
13 - Amours fait mult tant que nostre argent dure / Il est bonne heure ne / Tant que nostre argent dure à 4
14 - Je ne fay plus à 3 & à 4
15 - He logeron nous à 4
16 - Vray dieu d'amours / Pourquoy je ne puis dire à 4
17 - Brunette à 5
18 - Le eure e venue / Circundederunt
19 - Helas à 3
20 - Je cuide se ce tamps dure à 3 & à 4
21 - Bergerotte savoysienne / Bergerotte savoyene à 4
22 - Tsat een meskin à 4
23 - Dit le burguygnon à 4
24 - Rompeltier à 4
25 - De tous biens playne à 3

Clique na capa do álbum pra baixar

Um comentário: