quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tribo Éthnos - Meddrooaavon [2000]



A Tribo Éthnos, nascida em 1990 idealizada por Vant Vaz é mais do que uma banda. É um coletivo multimídia, integrando música, artes plásticas, quadrinhos, dança e até moda. Um grupo literalmente ahead of their time, fazendo aquelas misturas quase esquizofrênicas de música indígena, hip-hop, jazz, música erudita, música africana e o que mais você quiser que só iriam aparecer com mais freqüência nesse mundo alguns anos mais pra frente.

O Meddrooaavon, gravado entre 1996 e 1997 mas só lançado em 2000, é um bom exemplo disso. O CD todo é recheado de uma vibe new age à anos 80 que pode incomodar algumas pessoas, mas mesmo para essas pessoas o CD é recheado de pontos altos. A faixa "Meu Brasil Que Não é Meu" é um fantástico quase-ragga bem pra cima que não é difícil de se imaginar como sendo um daqueles hits alternativos anos 90 que marcam uma geração, se não fosse o boicote quase criminoso à Tribo Éthnos por parte da grande mídia - ainda hoje, 20 anos depois, a Tribo Éthnos é relativamente pouco reconhecida, e tem muita gente que "sabe que existe mas nunca escutou".

Outro ponto fortíssimo do álbum é a faixa "Euroasioamerindioafricano", que já no título mostra o cosmopolitismo da banda - a música é um canto de capoeira-rap do século 22, a materialização do berimbau elétrico gritado por Chico Science. Aliás, a Tribo de Vant e a Nação de Chico têm muito em comum, a fusão do local com o internacional, a globalização musicada.

Um detalhe interessante sobre esse CD é a participação do jovem Esmeraldo Marques (mais conhecido hoje como DJ ChicoCorrea) anos antes do surgimento da sua Electronic Band, mas já mostrando aquela boa instiguinha eletrônica que mais de uma década depois ia arrastar tanto pé e tanta cabeça mundo afora.

Tracklist:

01 - Nova Ordem
02 - Shainirun
03 - Catiti & Cairê
04 - Pitiguartupi
05 - Canção do Vento
06 - Euroasioamerindioafricano
07 - Canto aos Deserdados do Sol
08 - Fattha
09 - Sexus
10 - Meu Brasil Que Não é Meu
11 - Akushu
12 - Meigetsu
13 - Insanniddad
14 - Rebelião em Robotia
15 - A Chave de Tudo
16 - Nahuxa
17 - Shaya
18 - Eterno

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário